sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Incertezas

Sabe caro leitor - Mister Nobody é você?- quando procuramos algo pra ler em livros ou na internet buscamos sempre por nomes que sejam referenciais. Sequer importa que o nome seja referencial em outro assunto, o buscamos ainda assim. Desta forma um blogueiro internacionalmente desconhecido como eu -é eu roubei isso de um piadista popular- se sente forçado a apelar a forças menos ocultas.
Tenho então uma importante questão: a quem ou ao que devo apelar? Tranquilamente podemos responder que podemos apelar a um escritor como José Saramago, a um pensador como Darcy Ribeiro ou a um compositor como Chico Buarque.
Talvez seja o nosso eterno coração de estudante – salve Milton Nascimento pelo caminho- querendo um respaldo. Já que começamos a falar destas referencias podemos introduzir a seguinte questão: por que nos parece que essas referencias sabem tudo sobre artes, ciência e filosofia? Será a nossa atual formação frágil? Incompleta?
Eu não poderia entrar neste assunto sem dizer que contextos sociais diferentes produzem pessoas diferentes, mas nunca sabemos como será essa diferença. Não podemos dizer que nossa atualidade, com pancadão de fundo musical, não produzirá algo importante e até progressivo historicamente.
Você pode estar se perguntando como eu conectarei tantos assuntos. Não conectarei, mas vou confessar que eu sabia qual vídeo postaria neste blog. Esta música- escrita por León Gieco- foi eternizada na voz de Mercedes Sosa, mas como o objetivo desta postagem é integrar:


Nenhum comentário: