segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dinâmica Populacional

Existem algumas tendências da dinâmica populacional dos países no mundo capitaqlista. Entre essas tendências há a tendência de redução da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade conforme o país se urbanizar.
Quando um país começa a se urbanizar, ou seja, quando a maior parte da população está deixando de ser rural para ser urbana (provavelmente porque o país está se industrializando) a populaçao começa a viver mais e a morrer menos.
Os processos/fatores que diminuem a taxa de natalidade são:

* Maior quantidade de métodos contraceptivos disponíveis
* Custo de vida mais caro na cidade
* Menores espaços de moradia no meio urbano
* Adiamento proposital do casamento e da decisão de ter filhos por parte dos mais jovens em decorrência das maiores chances de estudar e obter empregos melhores remunerados

Diminuem a taxa de mortalidade:

* A maior quantidade de hospitais
* A maior quantidade de vacinas
* A maior quantidade de estradas, ruas e vias em geral
* A maior constancia na alimentação

É preciso dizer que há fatores econômicos (além dos biológicos, sociais, culturais e até politicos as vezes) que fazem com que a população rural tenha uma quantidade maior de filhos. O principal fator é que cada membro da familia consegue produzir uma quantiudade muito maior de alimentos do que a quantidade que ele mesmo consome gerando assim um excedente agrícola que pode ser vendido afim de comprar oque falta na propriedade rural.

Eloi Carvalho Torres é homo sapiens sapiens

Nenhum comentário: